Ouça Basp Hits

Listen here

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

  • Brasil

53% dos brasileiros selecionados no Mais Médicos ainda não foram trabalhar


A um dia do fim do prazo para se apresentarem aos municípios onde trabalharão por meio do programa Mais Médicos, 53% dos médicos brasileiros selecionados para trabalhar nas unidades básicas de saúde ainda não compareceram aos seus postos de trabalho. Segundo o Ministério da Saúde, 47% -- 511 profissionais em um universo de 1.096 -- desses profissionais já iniciaram suas atividades nas unidades. O balanço preliminar, feito com base nas informações prestadas pelas prefeituras ao Ministério da Saúde, foi apresentado nesta quarta-feira (11) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
  • Arte UOL

Neste período, 127 médicos brasileiros já pediram, diretamente ao Ministério da Saúde, desligamento do programa. Quem não se apresentar até esta quinta-feira (12), entre os demais 458, será excluído do programa e se tornará impedido de uma nova seleção pelos próximos seis meses.
A ausência de médicos também é alta nos distritos de saúde indígena, onde desde 2 de setembro até a manhã desta quarta-feira (11),  34 dos 38 profissionais selecionados para trabalhar em 15 distritos indígenas desistiram do serviço -- número equivalente a 89,5% de desistência de profissionais. 
Ao todo, 216 municípios e quatro distritos indígenas relataram o início da atuação dos médicos brasileiros, de um total de 453 prefeituras e 34 distritos indígenas. Tais números representam menos da metade da abrangência inicial, ou seja, 46% das localidades apontadas – 220 de um total de 487 – já contam com estes profissionais compondo equipes de Atenção Básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário