Ouça Basp Hits

Listen here

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

  • Brasil

Lula critica “bisbilhotice” de Obama contra Dilma

Ex-presidente ironizou EUA e perguntou quais eram os “delitos” de Dilma

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quarta-feira (11) o programa de espionagem dos Estados Unidos, que, segundo documentos vazados da agência de segurança americana, teria monitorado telefonemas e e-mails da presidente Dilma Rousseff.
“Pode o senhor Obama ficar bisbilhotando a conversa da nossa presidenta?”, disse Lula, durante fórum sobre o combate à fome organizado pela revista Carta Capital em São Paulo.
Lula se referia às denúncias divulgadas no dia 1º de setembro pelo programa Fantástico, da Rede Globo, segundo às quais as comunicações entre Dilma e seus principais assessores e ministros teriam sido espionadas pela NSA (Agência de Segurança dos EUA).
“E cadê a democracia?”, perguntou Lula sobre a espionagem, que abriu uma crise diplomática entre os dois países e que pode comprometer a viagem de gala que Dilma programa fazer aos EUA no final de outubro.
— Qual foi o delito que a Dilma cometeu? Sabe Deus se eles estão gravando isso aqui.
Se Dilma cancelar viagem aos EUA, Brasil sairá perdendo
Documentos entregues pelo ex-analista da NSA Edward Snowden ao jornalista americano Glenn Greenwald, colunista do jornal britânico The Guardian que vive no Rio de Janeiro, revelam que o órgão espionou as comunicações de Dilma.
No início da semana passada, o Brasil pediu explicações formais por escrito sobre a suposta espionagem contra a mandatária. Durante encontro de líderes mundiais na Rússia, na quinta-feira (5), Obama disse pessoalmente a Dilma que irá explicar as ações da NSA.
A crise entre os dois países, no entanto, parece estar longe de terminar. No último domingo (8), novos documentos apresentados por Greenwald mostram que a maior empresa brasileira, a Petrobras, também foi alvo de espionagem.
Segundo os documentos, o nome da Petrobras aparece em um treinamento de agentes da NSA.
Na segunda-feira (9), Dilma divulgou nota afirmando que, se forem comprovadas as denúncias de que a Petrobras foi espionada, ficará confirmado que o governo norte-americano também realiza espionagens por interesses “econômicos e estratégicos”.
Em relação a esse tipo de caso, Lula propôs durante o fórum a criação de um "sistema de governabilidade global" para que decisões importantes não se concentrem em poucos países.

Via R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário